Manter os clientes seguros é responsabilidade fundamental em todos os setores da indústria alimentícia. Quando o assunto é delivery, restaurantes são responsáveis por manter a segurança do alimento do momento que se inicia o preparo na cozinha até que a entrega seja realizada na casa do cliente.
1 | Mantenha a comida segura do início ao fim
Segurança do alimento é tão importante dentro da cozinha, como fora dela. Mesmo que o seu restaurante siga os protocolos de segurança enquanto preparam o pedido, é importante considerar como você irá manter a segurança do alimento enquanto um pedido de delivery está aguardando ser coletado e quando está a caminho do cliente.
Para manter a comida em temperatura segura antes da coleta, nós sugerimos que mantenham a comida em um equipamento térmico seguro para armazenar alimentos.
Para manter o alimento seguro enquanto estiver a caminho da entrega, use sacolas e lacres adesivos para garantir que a comida chegue inviolada ao cliente, eliminando o medo de manuseio incorreto e enfatizando o seu comprometimento com a segurança dele.
2 | Crie um cardápio específico para delivery
Alguns alimentos viajam melhor do que outros, e muitos clientes não percebem isso. Quando eles pedem alguma comida, eles presumem que virá em uma condição boa e na temperatura certa! Entretanto, algumas comidas no seu cardápio não irão manter o seu padrão durante o delivery, como em seu restaurante. Se o seu negócio normalmente não trabalha com delivery, isso pode ser uma lição que levará algumas reclamações para aprender. Nós estamos aqui para te dizer que escolher alimentos que são compatíveis com entrega é fundamental na elaboração do seu cardápio de delivery. E os recipientes usados para embalar a comida são tão importantes quanto! Os clientes têm maior probabilidade de pedir no seu delivery novamente se o pedido deles chegou quente e ótimas condições. Por exemplo, alimentos fritos e delicados e produtos líquidos ou com molhos, precisam ser embalados em recipientes que vão prevenir vazamento ou que eles amoleçam.
3 | Se certifique de que o pedido está correto
Os piores pesadelos de clientes de delivery incluem perceber que recebeu o pedido errado, faltando talheres ou condimentos, e receber a comida na temperatura errada. O problema pode ser ainda pior se um cliente com alguma alergia recebe o pedido incorreto que é feito com um ingrediente dessa alergia. Nesse ponto, um pequeno erro pode ter um terrível impacto em seu negócio. Não deixe isso acontecer com você. Instrua os seus funcionários para marcar pedidos com solicitações especiais com adesivos coloridos ou escrevendo uma abreviação no pedido com caneta permanente. Isso vai ajuda-los a identificar erros enquanto verificam os pedidos para se certificarem que estão corretos, com talheres e condimentos. Quando o entregador chegar, confirme o nome no pedido e o conteúdo dele antes de deixa-lo pegar o pedido.
4 | Cria uma rotina de limpeza agressiva no seu estabelecimento
Uma cozinha limpa produz comida limpa. Certifique-se de os funcionários estão seguindo a checklist de limpeza com frequência durante o turno deles e antes deles irem embora. Faça uma limpeza pesada antes de todos irem embora ao final do dia. Enquanto as mesas de preparo e superfície da área de cozimento são lugares mais óbvios para limpar, não se esqueça das áreas de armazenagem! Comida derramada e ingredientes que caíram podem deixar uma camada de resíduos em suas estantes. Mantenha a contaminação cruzada longe, limpando suas estantes regularmente.
5 | Monitore a higiene dos funcionários
Caso você ainda não tenha escutado: Lave as suas mãos! Correndo o risco de soar um pouco repetitivos, sugerimos que todos os funcionários também usem luvas e mantenham os seus uniformes higienizados. Você não pode se dar ao luxo de ter funcionários que não sigam estes protocolos na íntegra. Verifique com frequência se os seus funcionários estão vindo trabalhar com saúde e estão tomando as devidas precauções de higiene durante o serviço. Use este tempo para avaliar com mais critério os pontos fortes e fracos de segurança do alimento em seu estabelecimento e ajuste onde for necessário.
Acima de tudo, é sempre bom ser transparente sobre os seus protocolos de segurança do alimento, para que seus clientes se sintam seguros e confiantes para pedir comida em seu restaurante repetidas vezes. Divulgue os seus processos de segurança do alimento nas redes sociais para enfatizar seus esforços e informar aos seus clientes até onde você vai para ter um ambiente higiênico em sua cozinha, coisa que eles provavelmente desconhecem.